Trabalho de conclusão do curso de Design da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 2015. Após a conclusão da pesquisa sobre o universo das Histórias em Quadrinhos (HQ's) e do Design junto à Narrativa Transmídia, aquela que possibilita a complementação de um universo a partir de diversos meios de comunicação, foi constatado uma possibilidade nova para esse mercado dos heróis, seus ajudantes e também os vilões.
 
A ideia é a criação de uma plataforma para construir novas vertentes nas histórias desses heróis dos quadrinhos a partir de temas solicitados por patrocinadores, idealizadores do projeto ou uma grande solicitação de usários, onde um coworking composto por pessoas que gostam de produzir conteúdo, seja ilustrando, escrevendo, diagramando ou coordenando essas histórias, possam construir fanzines tanto impressas quanto digitais. Essa plataforma de criação possibilita tanto uma janela de oportunidades para os envolvidos nas criações, no ponto de vista profissional com os olhares das editoras em busca de novos profissionais, quanto nos usuários comuns que se beneficiam das novas visões dos seus heróis, além daquelas que estão acostumados a ler através das grandes produtoras.
O nome fanlab deriva de duas palavras: fan de fanatic (palavra em inglês para aqueles fãs das HQs) e lab de colaborativo, na qual é baseado a proposta principal. Os pilares que representam a marca são o colaborativo, pelo método de funcionamento da plataforma; o dinâmico, pois a plataforma passa por várias formas de comunicação e os usuários passam por diversas funções e atividades; e inovador, pois ela tanto preza pela inovação de ideias quanto a ideia projeto em si.
 
As cores utiliziadas no logo foram o verde, que simboliza a renovação das ideias, o azul pelo sentimento de colaboração e o vermelho na energia e dinâmica do projeto. Outro conceito nessa utilização de cores, por se tratar de uma plataforma online, foi o sistema de cores que são utilizadas para formar as imagens digitais, o RGB. Esse sistema é a união colaborativa do red (vermelho), green (verde) e blue (azul).
 
A tipografia utilizada foi a Viga, uma fonte de corpo médio e dinâmica, pois consta tanto com cantos arredondados quanto com linhas diagonais em detalhes nas letras.
A seguir, você encontrará imagens da plataforma, das suas redes socias, anúncios e brindes para os usuários vencedores.
(Página inicial da fanlab)
(Versão responsiva do site)
(Página Sobre, que informa o usuário o que é o projeto.)
(Página de Edições, as publicações das histórias criadas na fanlab)
(Página da Equipe participante do tema em questão)
(Blog com notícias dos quadrinhos, heróis e o que acontece na fanlab)
(Anúncio publicitário)
(Aplicação do anúncio em livraria)
(Revista impressa para os vencedores, com as suas criações)
(Pôster de brinde com a capa da HQ produzida)
(Caneca de brinde)
(Cadernos para ilustrar, pintar e escrever)
(powerbank de brinde)
fanlab
Published:

fanlab

fanlab é um trabalho de conclusão de curso que possibilita uma plataforma colaborativa onde usuários fãs de histórias em quadrinhos podem criar v Read More

Published: